O tenista português João Sousa considerou hoje que falhou demasiado no serviço e por isso não esteve ao seu melhor nível contra o suíço Stan Wawrinka, que o eliminou na segunda ronda do torneio Masters 1000 de Madrid.

“Acho que não fiz um excelente jogo, fiz um bom jogo. O serviço não esteve como eu gostaria. Se estivesse ao mesmo nível de ontem [segunda-feira, contra Jerzy Janowicz], provavelmente teria vencido o primeiro ‘set’”, disse o tenista vimaranense.

João Sousa, 56.º jogador do mundo, perdeu frente ao suíço Stan Wawrinka, nono da hierarquia, por 7-6 (7-1) e 7-5.

O número um português destacou ainda que no primeiro parcial teve oportunidade de fazer um 5-2 que lhe daria mais conforto para fechar o ‘set’.

“Infelizmente não consegui fechar. No 4-2 tive bola para 5-2, mas falhei uma esquerda a meio campo e as coisas não caíram para o meu lado. Ele acabou por fazer o ‘break’, jogou duas bolas bem logo no [início do] ‘tie-break’, eu comecei mal, e ele acabou por vencer”, sintetizou João Sousa.

Ao longo da partida o tenista português ganhou 36 pontos em 47 primeiros serviços, uma percentagem de 78%, ainda assim abaixo do registo da partida de segunda-feira, contra Jerzy Janowicz, que foi de 87%.

“No segundo ‘set’ servi um pouco melhor e acabei por perder o serviço no 5-5, portanto ele acabou por fechar bem. Não estou contente com o meu nível de hoje, acho que poderia ter jogado a um nível superior. Ontem, joguei bastante melhor, mas também ele [Wawrinka] é melhor jogador e não deixou que isso acontecesse”, salientou o atleta luso.

Já o tenista suíço considerou que não foi surpresa nenhuma a luta que João Sousa deu ao longo da partida.

“Já o conheço. Já joguei contra ele e já treinei com ele. É um jogador contra o qual é difícil jogar. Mas, para mim, é mais importante o meu jogo, o meu nível em geral, para conseguir a vitória. Agora só quero ganhar encontros”, disse Wawrinka aos jornalistas após a vitória que o coloca nos oitavos de final da prova madrilena.

Para Wawrinka, o fator decisivo na vitória foi ter conseguido manter a concentração.

“Mantive-me calmo e tentei encontrar o meu jogo, fazer sempre o mesmo e ser um pouco mais agressivo no final dos ‘sets’”, afirmou.