O tenista português João Sousa, que alcançou a segunda ronda do Masters 1000 de Madrid, subiu hoje cinco posições e colocou-se à porta do `top 50´ do ‘ranking’, ocupando agora a 51.ª posição da hierarquia mundial.

Sousa, que tem como melhor classificação o 35.º posto, alcançado em julho de 2014, na estreia na terra batida da capital espanhola, bateu o polaco Jerzy Janowicz, mas, de seguida, caiu perante o suíço e mais cotado (nono) Stan Wawrinka.

Fora do ‘top 100’, Gastão Elias manteve o 157.º lugar da hierarquia e Rui Machado continua no 216.º posto.

No topo do ‘ranking’ masculino, destaque para o canadiano Milos Raonic, que ‘saltou’ duas posições e colocou-se no quarto lugar, e para o checo Thomas Berdych, que subiu a quinto.

Depois de conquistar em Madrid o seu primeiro título em terra batida em Masters 1000, o britânico Andy Murray manteve o terceiro lugar do ‘ranking´, enquanto o espanhol Rafael Nadal, finalista vencido e antigo número um, deu um ‘trambolhão’ para o sétimo lugar.

No setor feminino, a portuguesa Michelle Larcher de Brito caiu um lugar e ocupa agora o 127.º lugar do ‘ranking’ WTA. Inês Murta segue no 793.º posto, seguido de Barbara Luz (853.ª) e Maria João Koehler (868.ª).

No ‘top 10’, tudo se mantém praticamente na mesma, com a norte-americana Serena Williams na frente e com a alemã Andrea Petkovic a subir ao nono lugar.