O tenista suíço Roger Federer derrotou hoje o espanhol Marcel Granollers e passou à terceira ronda do torneio de Roland Garros, em Paris, na qual já está também o japonês Key Nishikori.

Tal como se previa, o número dois mundial e segundo ‘cabeça de série’ da prova ultrapassou o sempre ‘duro’ Marcel Granollers, 57.º da hierarquia mundial, vencendo por 6-2, 7-6 (7-1) e 6-3 ao cabo de uma hora e 47 minutos, num encontro em que à exceção do segundo parcial, no qual chegou a ter a desvantagem de um ‘break’, esteve sempre na dianteira do marcador.

“Sinceramente, acho que foi um jogo bastante difícil. Se olharmos para os parciais parece que foi um jogo fácil, mas a verdade é que tive que trabalhar muito. O segundo ‘set’ acabou por ser a chave do jogo”, afirmou o suíço no final do jogo.

Na terceira ronda, o campeão de 2009 vai medir forças com o bósnio Damir Dzumhur, 88.º do ‘ranking’, que na segunda ronda ultrapassou o experiente cipriota Marco Baghdatis.

Quem também confirmou o favoritismo foi o japonês Key Nishikori. O quinto da hierarquia mundial venceu tranquilamente o brasileiro Thomaz Bellucci, por 7-5, 6-4 e 6-4, e continua com o objetivo de superar a presença nos oitavos de final de 2013, melhor resultado do japonês no torneio do Grand Slam francês.

Do quarto dia da prova, destaque ainda para as vitórias de Stanislas Wawrinka, nono do ‘ranking’ ATP, sobre o sérvio Dusan Lajovic, por 6-3, 6-4, 5-7, 6-3, e do checo Tomas Berdych frente ao compatriota Radek Stepanek, por 6-3, 6-7 (7-9), 6-3 e 6-3.

O suíço joga na terceira ronda frente ao norte-americano Steve Johnson, enquanto o checo medirá forças com o francês Benoit Paire, ‘carrasco’ do português Gastão Elias na primeira ronda do torneio.

A maior surpresa aconteceu no quadro feminino, com o prematuro afastamento da número três mundial e finalista da edição de 2014, Simona Halep. A romena ficou-se pela segunda ronda, ao cair frente à croata Mirjana Lucic-Baroni, 70.ª da hierarquia, pelos parciais de 7-5 e 6-1.

Por outro lado, a atual detentora do título, Maria Sharapova, não vacilou e garantiu o apuramento para a terceira ronda à custa da compatriota Vitalia Diatchenko, vencendo por 6-3 e 6-1.

A próxima adversária da russa é a australiana Samantha Stosur, que hoje ‘atropelou’ a francesa Amandine Hesse, por 6-0 e 6-1.

“É sempre uma adversária difícil, pois adora jogar em terra batida. No entanto, tenho um bom registo frente a ela e espero alargá-lo ainda mais”, afirmou a russa após o jogo, referindo-se à sua próxima adversária.

Na quinta-feira disputa-se o quinto dia do torneio, com destaque para o embate entre o britânico Andy Murray e o português João Sousa, referente à segunda ronda.