O sérvio Novak Djokovic e a norte-americana Serena Williams foram hoje designados primeiros cabeças de série para o torneio de ténis de Wimbledon, terceira prova do Grand Slam de 2015, em que Rafael Nadal será apenas 10.º pré-designado.

O espanhol, campeão em 2008 e 2010, vai competir com o ‘ranking’ mais baixo desde que disputa o torneio inglês em piso de relva, no qual foi eliminado na segunda, primeira e quarta rondas nas três últimas participações.

Nadal pode encontrar logo na quarta eliminatória os principais favoritos, como Djokovic, campeão em exercício e número um mundial, o suíço Roger Federer, detentor de sete títulos na prova, e o britânico Andy Murray, vencedor em 2013, que serão segundo e terceiro favoritos, respetivamente.

No setor feminino, Serena Williams, campeã por cinco vezes em Wimbledon e líder do ‘ranking’ mundial, será também a primeira cabeça de série, numa prova em que procura conquistar o terceiro torneio do ‘Grand Slam’ neste ano, depois dos sucessos na Austrália e em Roland Garros (França).

A checa Petra Kvitova, que se impôs na relva londrina no ano passado, é segunda pré-designada, seguida da romena Simona Halep e da russa Maria Sharapova, campeã em 2004, terceira e quarta favoritas.

A edição de 2015 do torneio de Wimbledon, cujo quadro principal se começa a disputar na segunda-feira, vai contar com o português João Sousa, podendo receber a companhia de Gastão Elias e Michelle Larcher de Brito, que estão a disputar a qualificação.