Portugal garantiu hoje a passagem à terceira ronda do grupo 2 da zona Europa/África da Taça Davis de ténis, graças à vitória de João Sousa sobre Jarkko Nieminen no quarto encontro da eliminatória com a Finlândia.

O melhor tenista luso da atualidade, 53.ª do ‘ranking’ mundial bateu o mais conceituado jogador finlandês, número 91 da hierarquia mundial, por 6-3, 6-3 e 6-4, após duas horas e 15 minutos de jogo na terra batida no Clube de Ténis de Viana do Castelo.

Portugal vai agora, na próxima fase, defrontar a Bielorrússia, que bateu a Turquia, numa ronda que irá, de novo, ser disputada em território nacional, entre 18 e 20 de setembro, e cujo vencedor é promovido ao grupo 1.

A equipa portuguesa partiu para o encontro de hoje com uma vantagem de 2-1 na eliminatória, após a vitória de Sousa e Gastão Elias sobre Nieminen e Henri Kontinen em pares, no sábado, depois de, na sexta-feira, Sousa ter vencido o embate inaugural, a que se seguiu uma derrota de Rui Machado.

O tenista natural de Guimarães não acusou o desgaste de três encontros consecutivos e, apesar de até ter permitido uma entrada forte de Jarkko Nieminen, não demorou a inverter os acontecimentos e a garantir um triunfo por 6-3 no primeiro ‘set’.

A superioridade de João Sousa voltou a ser evidente no segundo parcial, em que o jogador luso, impulsionado pelo forte apoio das bancadas, foi desgastando o finlandês até lhe arrancar na nova vitória, por 6-3, apesar do ‘break’ consentido de entrada.

O atleta nórdico ainda reagiu no terceiro parcial, obrigando João Sousa a recorrer a todas as suas capacidades para contrariar parciais muito equilibrados, que só se desfizeram quando as forças começaram a faltar finlandês, que acabou por quebrar até ao 6-4.

Consumada a vitória, Portugal passou a somar 3-1 na eliminatória, garantindo automaticamente a passagem à terceira ronda, tornando irrelevante o resultado do último encontro de singulares, que opõe Frederico Silva e Micke Kontinen.