O tenista português João Sousa caiu duas posições no 'ranking' mundial, surgindo no 46.º lugar da tabela hoje atualizada, na qual o suíço Roger Federer reaparece como segundo classificado, depois de vencer o torneio de Cincinnati.

O jogador de Guimarães foi eliminado na segunda ronda do torneio norte-americano pelo croata Marin Cilic, nono jogador mundial, enquanto Federer derrotou na final o sérvio Novak Djokovic, que lideras s classificação de forma folgada.

Derrotado por Federer nas meias-finais do Masters 1000 de Cincinnati, o britânico Andy Murray recuou para a terceira posição, uma semana depois de ter aparecido à frente do suíço.

O ucraniano Alexandr Dolgopolov, semifinalista do mesmo torneio, derrotado por Djokovic, protagonizou a maior progressão, subindo 27 lugares, para 39.º.

No 'ranking' feminino, a romena Simona Halep, finalista em Cincinnati, ascendeu do terceiro ao segundo posto, trocando de posição com a russa Maria Sharapova, que não joga desde a presença nas meias-finais de Wimbledon.

A norte-americana Serena Williams, vencedora do torneio, mantém o domínio absoluto da tabela da associação feminina (WTA).

Entre as portuguesas, Michelle Larcher de Brito conservou a 168.ª posição e continua a ser a mais bem classificada.