A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) confirmou hoje que o tenista Nick Kyrgios irá cumprir uma pena suspensa até 24 de fevereiro de 2016 sob o risco de ser suspenso por 28 dias e sujeito a multa de 22 mil euros.

O motivo da pena aplicada pelo ATP são as polémicas declarações ofensivas proferidas pelo australiano, finalista do Estoril Open e atual 37.º da hierarquia mundial, no encontro com o Stanislas Wawrinka, no torneio de Montreal, que implicavam a companheira do jogador suíço e o tenista australiano Thanasi Kokkinakis.

Depois de analisar o incidente e as posteriores reações, a entidade decidiu punir o jogador, de forma preventiva, por 28 dias e uma multa de 22 mil euros, pena que passará a efetiva caso o jogador volte a ser multado por abuso verbal e físico em qualquer torneio do ATP até 24 de fevereiro de 2016, ou caso acumule multas de mais de 4 mil euros por quaisquer outras infrações no circuito.

O arrependimento do australiano também pesou na decisão do ATP. O tenista afirmou que “este incidente foi atroz e dá uma má imagem à modalidade”, pelo que, segundo David Bradshaw, vice presidente do ATP, o objetivo é que o jogador “aprenda a lição” e tenha atitudes responsáveis e de respeito com os colegas.

Caso cumpra estes pressupostos, Kyrgios, que por este incidente foi já multado em 9 mil euros, poderá disputar o Open dos Estados Unidos, quarto e último torneio do ‘Grand Slam’ da temporada, que tem início no próximo dia 31 de agosto.