O britânico Andy Murray e os suíços Roger Federer e Stan Wawrinka apuraram-se para a terceira ronda do US Open, enquanto o ‘veterano’ australiano Lleyton Hewitt foi eliminado, no quarto ‘Grand Slam’ de ténis desta época.

Andy Murray, número três do ‘ranking’ ATP, precisou de 3:17 horas para derrotar o francês Adrian Mannarino, por 5-7, 4-6, 6-1, 6-3 e 6-1, enfrentando agora na terceira ronda o brasileiro Thomaz Belluci.

O suíço Roger Federer, atual número dois da hierarquia, bateu o belga Steve Darcis, por 6-1, 6-2 e 6-1, em 1:20 horas, defrontando agora o germânico Philipp Kohlschreiber.

O também helvético Stan Wawrinka, número cinco do mundo, seguiu também em frente no torneio, após uma vitória difícil sobre o sul-coreano Hyeon Chung, por 7-6 (7-2), 7-6 (7-4) e 7-6 (8-6), em 3:02 horas.

O 'veterano' australiano Lleyton Hewitt ‘caiu’ frente ao compatriota Bernard Tomic, após 3:27 horas em campo, nas quais dispôs de dois ‘match points’, mas no final acabou derrotado, por 6-3, 6-2, 3-6, 5-7 e 7-5, naquele que foi o seu último jogo no ‘major’ norte-americano.

Nos femininos, a romena Simone Halep, a checa Petra Kvitova e a alemã Angelique Kerber seguiram para a terceira ronda, enquanto a dinamarquesa Caroline Wozniacki, quarta cabeça de série, e a espanhola Garbiñe Murguruza, nona, foram eliminadas.

Halep, número dois mundial, avançou para a terceira ronda, ao derrotar a ucraniana Kateryna Bondarenko, por 6-3 e 6-4, defrontando na próxima fase a norte-americana Shelby Rogers.

Kvitova, número cinco do mundo, não teve problemas em derrotar a norte-americana Nicole Gibbs, por 6-3 e 6-4, tendo agora pela frente a eslovaca Anna Schmiedlova.

Para a terceira ronda segue também Kerber, 11.ª cabeça de série, que se impôs à italiana Karin Knapp, por 7-5 e 6-2, encontrando na próxima fase a bielorrussa Victoria Azarenka.

A surpresa da jornada foi a eliminação de Wozniacki, que foi derrotada pela checa Petra Cetkovska, número 149 mundial, após 3:02 horas em campo, perdendo por 4-6, 7-5 e 7-6.

Destaque foi também o afastamento da espanhola Garbine Murguruza, nona cabeça de série, que ‘caiu’ perante a britânica Johanna Konta, número 97 do ‘ranking’ mundial, por 7-6, 4-6 e 6-2.

No torneio de pares, o português João Sousa, com o argentino Leonardo Mayer, avançou para a segunda ronda, ao vencer a dupla formada pelo canadiano Vasek Pospisil e o norte-americano Jack Sock, por 4-6, 7-6 (10-8) e 7-5.