O tenista português João Sousa perdeu dois lugares e ocupa o 48.º lugar do ‘ranking’ mundial, hierarquia liderada pelo sérvio Novak Djokovic, que conquistou o US Open, quarta e última prova do ‘Grand Slam’, divulgou hoje a ATP.

Eliminado logo na primeira ronda do torneio norte-americano, Sousa caiu duas posições, mas continua no ‘top 50’ do ‘ranking’ mundial, bem à frente de Gastão Elias, segundo melhor tenista luso, que ganhou oito lugares e segue no 272.º posto.

Depois de vencer em Flushing Meadows, Djokovic reforçou a liderança do ‘ranking’ ATP e continua com larga vantagem sobre o suíço Roger Federer, segundo classificado e finalista vencido no US Open, e o britânico Andy Murray, terceiro.

O também suíço Stanislas Wawrinka, semifinalista nos Estados Unidos, subiu uma posição e ocupa o quarto lugar, enquanto o croata Mario Cilic, vencedor do US Open em 2014, deu um ‘trambolhão’ de cinco lugares e saiu do ‘top 10’, estando agora na 14.ª posição.

No ‘ranking’ feminino, Flavia Pennetta, surpreendente vencedora do US Open, ganhou 18 posição e ‘saltou’ para o oitavo, a melhor classificação da carreira da tenista italiana, de 33 anos, que já anunciou que vai abandonar a WTA.

A norte-americana Serena Williams continua a liderar, à frente da romena Simona Halep, segunda classificada, e da russa Maria Sharapova, terceira.

Apesar de ter caído sete lugares, Michelle Larcher de Brito, a recuperar de lesão, continua a tenista portuguesa mais bem cotada, com 175.º posto, seguido Inês Murta, que está bem longe, na 759.ª posição.