Yannick Noah, o último francês a vencer o ‘Grand Slam’ de Roland Garros, foi nomeado oficialmente capitão da seleção francesa da Taça Davis, anunciou hoje a federação de ténis gaulesa (FFT).

“Por indicação do presidente da Federação Francesa de Ténis, Jean Gachassin, e do diretor técnico nacional, Arnaud Di Pasquale, a FFT nomeou Yannick Noah como capitão da equipa de França da Taça Davis para a temporada de 2016", informou, em comunicado, a federação.

A chegada do selecionador que levou a França à vitória em 1991 e 1996 era quase uma evidência desde o despedimento, na sexta-feira, de Arnaud Clément, que era ‘capitão’ desde 2013.

Desde 2001, ano do seu último título, a França esteve em três finais, perdendo a de 2002 com a Rússia, a de 2010 com a Sérvia e a de 2014 com a Suíça.

A eliminação dos franceses nos quartos de final da edição deste ano, frente à Grã-Bretanha, e alegada incompatibilização com Richard Gasquet e Jo-Wilfried Tsonga precipitaram o final do percurso de Clément na Taça Davis, um ano antes do final do seu contrato.

Último francês a vencer o torneio masculino de Roland Garros (1983), Yannick Noah, de 55 anos, relançou a sua nação na Taça Davis em 1991, conduzindo os seus pupilos à primeira vitória em 59 anos.

Além de um segundo título na Davis, em 1996, o também cantor levou a França à conquista do troféu da Fed Cup, a prova feminina de seleções.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.