O presidente da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), Chris Kermode, advertiu esta terça-feira que a presença no Masters é “obrigatória” para todos os jogadores qualificados, a menos que sofram qualquer lesão impeditiva da sua participação.

“O Masters é um torneio obrigatório do circuito ATP. A presença de todos os jogadores que se qualifiquem é, por isso, obrigatória, a não ser que estejam lesionados”, disse Kermode, em dia depois de o tenista britânico Andy Murray ter admitido que poderia não participar na prova.

Murray, de 28 anos, disse que estava a ponderar não participar no Masters, que se vai realizar em Londres, entre 15 e 22 novembro, para poder preparar melhor a final da Taça Davis, alguns dias mais tarde, entre 27 e 29 de novembro, na Bélgica.

A Grã-Bretanha, que não vence a Taça Davis há quase 80 anos, desde 1936, e não atinge a final desde 1978, teve em Murray o principal responsável pelo apuramento para os encontros do título, com vitórias decisivas nos quartos de final e meias-finais, sobre a França e a Austrália, respetivamente.