João Sousa, sétimo cabeça de série, perdeu hoje com canadiano Milos Raonic a final do torneio ATP250 de São Petersburgo, na Rússia.

O tenista vimaranense, 53.º do ‘ranking’ mundial, perdeu com o nono da hierarquia em três ‘sets’, pelos parciais de 6-3, 3-6 e 6-3, em duas horas e seis minutos.

Esta foi a sexta final do circuito, a terceira este ano, que João Sousa disputou na carreira, continuando com apenas um troféu no currículo, conquistado em Kuala Lumpur, na Malásia, em 2013.

Depois desse triunfo, João Sousa disputou as finais de Metz e Bastad, em 2014, e de Genebra e Umag, já este ano, tendo disputado as duas últimas perante o brasileiro Thomas Bellucci e o austríaco Dominic Thiem, respetivamente.

João Sousa perdeu pela terceira vez, em outros tantos confrontos diretos, com Raonic, que já tinha ganho ao português este ano na segunda ronda do Masters 1000 de Monte Carlo, por 3-6 e 6-7 (4-7).

O primeiro embate foi disputado na edição de 2011 do antigo Estoril Open. Nessa ocasião, o canadiano tinha vencido o português na segunda ronda por 6-3 e 6-3. Para Raonic, este foi o sétimo troféu da carreira, o primeiro em 2015, num total de 15 finais já disputadas.