O tenista português João Sousa manteve hoje o 45.º lugar no ‘ranking’ mundial, enquanto o britânico Andy Murray subiu ao segundo lugar da hierarquia, comandada confortavelmente pelo sérvio Novak Djokovic.

Murray, um dos grandes responsáveis pelo apuramento da Grã-Bretanha para a final da Taça Davis, ultrapassou o suíço Roger Federer e passou a assumir o ‘estatuto’ de perseguidor direto de Djokovic, que comanda com uma margem confortável de 7.145 pontos para a concorrência.

No domingo, Djokovic venceu pela sexta vez o torneio de Pequim, depois de bater o espanhol Rafael Nadal, que subiu um ‘degrau’, para o sétimo lugar da classificação mundial.

Tal como Murray, também Federer não regressou ainda ao circuito desde que ajudou a Suíça a manter-se no Grupo Mundial da Taça Davis, ‘caindo’ para o último lugar do ‘pódio’.

Quanto a João Sousa, o número um português foi afastado na última semana na segunda ronda do torneio de Tóquio, preparando-se agora para a entrada no Masters 1000 de Xangai, diante do italiano Fabio Fognini, 26.º da hierarquia.

Gastão Elias reforçou a condição de número dois português ao subir dez posições na lista mundial, fixando-se na posição 185.

Rui Machado (274.º) e Frederico Silva (281.º) completam a lista de portugueses no grupo dos 300 melhores do mundo.

Em femininos, o ‘pódio’, preenchido, por esta ordem, pela norte-americana Serena Williams, a romena Simona Halep e a russa Maria Sharapova, manteve-se inalterado, destacando-se o ‘salto’ da espanhola Garbine Muguruza para o quarto posto.

Muruguza, a nova grande figura do ténis feminino espanhol, alcançou a sua melhor classificação de sempre no WTA, um dia depois de ter ganho o torneio de Pequim, o primeiro troféu de 2015 e apenas o segundo da carreira.

Apesar de continuar fora de competição, devido a uma lesão sofrida em finais de junho, durante as qualificações para o ‘Grand Slam’ de Wimbledon, Michelle de Brito teve um ‘acerto de contas’ favorável esta semana, que lhe permitiu subir do 211.º para 209.º lugar.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.