A ATP anunciou hoje que vai rebatizar os grupos do Masters, que se disputará em Londres entre 15 e 22 de novembro, em homenagem aos ex-tenistas Stan Smith e Ilie Nastase.

Assim, os grupos A e B de singulares vão passar a designar-se, respetivamente, Grupo Stan Smith e Grupo Ilie Nastase, enquanto nos pares os agrupamentos serão conhecidos por Ashe/Smith e Fleming/McEnroe.

O norte-americano Stan Smith, campeão do Open dos Estados Unidos (1971) e de Wimbledon (1972), foi o primeiro vencedor do Masters, em Tóquio, em 1970.

Ilie Nastase, nascido em Bucareste, na Roménia, há 69 anos, venceu por quatro vezes (1971, 1972, 1973 e 1975) o torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, além de ter conquistado dois ‘Grand Slam’, o Open dos Estados Unidos (1972) e Roland Garros (1973).

“Este torneio tem uma história enormemente rica e única. Estamos ansiosos por dar as boas-vindas aos jogadores da década de 1970 na O2 Arena este ano e outros tenistas, de outros períodos, nos próximos anos”, disse Chris Kermode, presidente executivo da ATP.

Em comunicado, a entidade que tutela o ténis masculino elucida que a iniciativa tem como propósito prestar tributo aos vencedores e jogadores que disputaram o torneio, em singulares e pares, da sua edição inaugural até à atualidade.

Já os grupos de pares vão homenagear as duplas norte-americanas Arthur Ashe e Stan Smith e Peter Fleming e John McEnroe.

Ashe/Smith venceram o primeiro Masters, em 1970, e Fleming/McEnroe impuseram-se durante sete anos consecutivos como melhor par na competição (1978-1984).

“Nunca esquecerei o que senti ao ganhar o primeiro torneio de singulares e pares. Estou tremendamente orgulhoso que a ATP tenha decidido celebrar a sua história mudando o nome dos grupos”, assumiu Stan Smith.

O sorteio dos grupos da competição, designada oficialmente por ATP World Tour Finals, terá lugar na quinta-feira, no City Hall de Londres.

Os oito ‘apurados’ para o torneio de singulares são o sérvio Novak Djokovic, o britânico Andy Murray, os suíços Roger Federer e Stanislas Wawrinka, os espanhóis Rafael Nadal e David Ferrer, o checo Tomas Berdych e o japonês Kei Nishikori.

Em pares, estarão no Masters de Londres os norte-americanos Bob Bryan e Mike Bryan, o holandês Jean-Julien Rojer e o romeno Horia Tecau, o croata Ivan Dodig e o brasileiro Marcelo Melo, o britânico Jamie Murray e o australiano John Peers, os italianos Simone Bolelli e Fabio Fognini, os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut, o polaco Marcin Matkowski e o sérvio Nenad Zimonjic, e o indiano Rohan Bopanna e o romeno Florin Mergea.