O suíço Roger Federer qualificou-se hoje para as meias-finais do Masters, após vencer o sérvio Novak Djokovic por 7-5 e 6-2, naquela que foi a sua segunda vitória no grupo Stan Smith.

Numa autêntica final antecipada, o suíço, numero três mundial, acabou por não dar hipóteses ao sérvio, líder do ‘ranking’ ATP, que foi incapaz de contrariar o ténis cirúrgico de Federer, que assim se tornou no primeiro apurado para as meias-finais do torneio londrino, que junta os oito melhores tenistas do mundo.

Na primeira partida o equilíbrio foi a nota dominante, num ‘set’ jogado a um ritmo elevado. Com jogos de serviços dominantes, ambos os jogadores foram consecutivamente avançando no marcador, tendo sido preciso esperar pelo 12.º jogo para surgir o primeiro ‘break-point’.

Djokovic salvou o primeiro, mas na segunda hipótese Federer ‘quebrou’ o sérvio pela primeira vez e fechou o primeiro parcial, por 7-5.

A segunda partida começou praticamente com novo ‘break’ de Federer, mas Djokovic devolveu a ‘graça’ no jogo seguinte. Mesmo assim, o suíço não tremeu e fechou o segundo parcial por 6-2, conseguindo quebrar o saque do sérvio por mais duas vezes até ao final do encontro que terminou em 1:17 horas.

Com a vitória, Federer desempatou também o ‘frente-a-frente’ entre os dois jogadores. Numa das maiores rivalidades de sempre da modalidade, o suíço lidera com 22 vitórias.

No outro jogo do grupo realizado hoje, o japonês Kei Nishikori, oitavo da hierarquia mundial, derrotou o checo Tomas Berdych, resultado que permite ao japonês manter vivas as esperanças de se apurar para as ‘meias’, depois de se ter estreado com uma derrota frente a Djokovic.

No primeiro jogo discutido em três ‘sets’, o japonês entrou a vencer o primeiro parcial, por 7-5, com o checo a igualar o marcador ao vencer por 6-3, resultado com que Nishikori fechou o terceiro ‘set’ para garantir a vitória em 2:23 horas. Com duas vitórias em dois jogos, Berdych está muito perto da eliminação.