Os responsáveis pelo torneio de Estugarda confirmaram hoje a presença de Roger Federer na edição de 2017 do torneio, que assim afasta o cenário de retirada do suíço após os Jogos Olímpicos de 2016.

"Eu assisti à primeira edição do torneio em relva pela televisão e vi que que tinha uma excelente atmosfera. Sempre quis jogar em Estugarda, mas era sempre na hora errada, depois de Wimbledon", afirmou Federer.

A presença de Federer no torneio alemão, que em 2015 foi jogado pela primeira vez sob a superfície de relva (até então terra-batida), foi possível devido à alteração da data da prova, que, ao contrário do que sucedia, passa a ser disputado antes de Wimbledon.

Por isso, o vencedor de 17 ‘Grand Slams’, sete das quais sobre a relva de Wimbledon, vê no torneio uma semana extra de preparação para o torneio inglês, facto que considera bastante positivo.

“A oportunidade de jogar o Mercedes Cup é muito emocionante. É ótimo ter uma semana extra antes de Wimbledon. Pode não parecer muito, mas para nós jogadores é muito importante”, disse.

A confirmação da presença de Federer no torneio alemão em 2017 afasta em definitivo a hipótese da sua retirada após os Jogos Olímpicos de 2016, até porque aos 34 anos o suíço continua entre a elite. Terminou 2015 como número três mundial, com seis títulos conquistados e 11 finais disputadas.