Roland Garros será o único torneio de terra batida de Roger Federer em 2016, confirmou hoje o número três do ténis mundial ao divulgar o seu calendário, que inclui 16 torneios.

No seu programa para a próxima época, Federer não incluiu os Masters 1000 de Miami, Monte Carlo, Madrid e Roma, estes três últimos tidos como torneios de preparação por excelência para Roland Garros.

Mais surpreendente do que a decisão de ‘ignorar’ a temporada de terra batida europeia é a decisão de parar durante dois meses, entre a segunda semana de março e a terceira de maio.

Da primeira parte do calendário do número três mundial fazem parte os torneios de Brisbane, Open da Austrália, Roterdão, Dubai e o Masters 1000 de Indian Wells. Depois de Roland Garros, Federer estará na relva de Estugarda e Halle para preparar Wimblendon.

Antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o suíço vai ganhar ritmo no piso rápido do Masters 1000 de Toronto.

Apesar de o ouro olímpico individual, o único troféu que falta no seu currículo, ser o grande objetivo da temporada, Federer prossegue a sua caminhada rumo ao último ‘Grand Slam’ da época, o Open dos Estados Unidos, em Cincinnati.

Para a fase final do ano, o helvético de 34 anos tem prevista a presença em Xangai, Basileia e Paris, sendo expetável que será um dos oito ‘apurados’ para o Masters de final de temporada.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.