O tenista português João Sousa, 33.º do ‘ranking’ mundial, vai defrontar o cazaque Mikhail Kukushkin, 63.º da hierarquia, na ronda inaugural do Open da Austrália, ditou hoje o sorteio para o primeiro ‘Grand Slam’ do ano.

Na primeira eliminatória do ‘major’ australiano, que começa a 18 de janeiro, o número um português, 32.º cabeça de série em Melbourne, vai cruzar-se pela terceira vez com Kukushkin, adversário que João Sousa venceu em 2011, no ‘challenger’ (segunda divisão do circuito) de Segóvia, em Espanha.

Em 2014, na ronda inaugural do Masters de Roma, o jogador cazaque empatou os frente a frente com João Sousa.

O líder do ‘ranking’ ATP, o sérvio Novak Djokovic, que procura em Melbourne o sexto troféu, o 12.º de um ‘Grand Slam’, estreia-se na edição de 2016 frente ao sul-coreano Hyeon Chung, 51.º da classificação mundial.

Em femininos, a líder da hierarquia, a norte-americana Serena Williams, na ‘rota’ do sétimo título no Open da Austrália (21 troféus do ‘Grand Slam’ no total), vai entrar na edição deste ano diante da italiana Camila Giorgi, 35.ª da classificação do WTA e a mais cotada em prova fora do grupo das 32 cabeças de série.

A portuguesa Michelle Larcher de Brito pode ainda entrar no quadro principal, caso supere o torneio de qualificação, onde já está na segunda ronda.

A única representante portuguesa no 'qualifying' feminino - de regresso aos ‘courts’ após uma lesão no pulso direito, contraída em junho do ano passado - venceu na estreia a neozelandesa Marina Erakovic, 138.ª jogadora mundial, e vai agora defrontar a norte-americana Maria Sanchez, classificada na posição 191 do circuito mundial.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.