João Sousa, Gastão Elias, Frederico Silva e Pedro Sousa, que substitui Rui Machado, foram hoje convocados pelo selecionador português de ténis, Nuno Marques, para o embate frente à Áustria, para a Taça Davis.

Portugal, que assegurou o regresso ao Grupo I da zona Europa/África, ao vencer a Bielorrússia, em setembro de 2015, vai defrontar a seleção austríaca na primeira ronda, no Pavilhão do Vitória de Guimarães, entre 04 e 06 de março.

Frederico Silva, atual 274.º do ‘ranking’ ATP, foi convocado para este embate, em detrimento de Rui Machado, 342.º da hierarquia, juntando-se a João Sousa, 33.º, e Gastão Elias, 142.º.

Nas três anteriores ocasiões em que defrontou os austríacos, Portugal foi sempre derrotado, em 1986 (5-0), 1987 (4-1) e em 1999 (4-1), com Nuno Marques, atual ‘capitão’ da seleção portuguesa, a atuar em todas as eliminatórias, perdendo sempre em singulares e conquistando um ponto nos pares, ao lado de Emanuel Couto, no último confronto.

A Áustria tem atualmente dois jogadores no ‘top-100’ mundial, Dominic Thiem (19.º) e Andreas Haider-Maurer (75.º).

Caso garanta a presença na segunda ronda, Portugal vai encontrar a Ucrânia, que fica isenta da primeira ronda, numa eliminatória que também seria jogada em casa.