João Sousa, número um nacional, tem hoje a responsabilidade de iniciar, frente a Gerald Melzer, a primeira eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis em ténis, entre Portugal e a Áustria.

O tenista da casa e 37.º do ‘ranking’ mundial vai tentar conquistar o primeiro ponto do duelo com a Áustria frente ao 116.º do mundo e segundo jogador austríaco, num encontro que tem início marcado para as 15:00, no Pavilhão Vitória Sport Clube, em Guimarães.

De seguida, Gastão Elias, segundo jogador nacional, enfrenta Dominic Thiem, a nova estrela do ténis mundial e 14.º da hierarquia ATP, no segundo encontro de singulares da primeira jornada do embate entre Portugal e a Áustria.

A primeira eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis decorre até domingo e a seleção portuguesa, capitaneada por Nuno Marques, é composta por João Sousa, Gastão Elias (121.º), Frederico Silva (268.º) e Pedro Sousa (518.º).

A formação austríaca, orientada por Stefan Koubek, é integrada por Dominic Thiem, Gerald Melzer, Alexander Peya, 24.º classificado do ‘ranking’ de pares, e Dennis Novak (238.º).