O ‘capitão’ austríaco assumiu hoje que as suas violentas discussões com o juiz-árbitro fizeram parte de uma estratégia para ajudar Dominic Thiem a vencer o português Gastão Elias, no encontro da Taça Davis em ténis.

“Houve muitas emoções no encontro. O Elias estava a jogar um grande encontro. O Dominic estava a ficar cansado no quarto ‘set’ e pediu-me para ajudá-lo e foi o que fiz. Tentei ajudá-lo a quebrar o ritmo do Elias. Não sei se o consegui... mas ganhámos”, congratulou-se Stefan Koubek.

Questionado sobre o que disse ao responsável pela equipa de arbitragem, o selecionador austríaco reconheceu que proferiu palavras feias, mas que no final se justificou usando o argumento de que o inglês é apenas a sua segunda língua.

“O juiz-árbitro disse-me para fazer o meu trabalho que ele faria o dele, mas respondi-lhe que se ele não o estava a fazer bem eu tinha de alertá-lo. Houve muitas más decisões e estamos a jogar em Portugal, com um árbitro português. Também nos aconteceu o mesmo na Áustria, mas foi em terra batida e o adversário podia ver as marcas da bola. O Elias estava a fazer grandes pontos, a salvar ‘break-points’ e numa dupla falta o árbitro não marcou”, argumentou.

Já Dominic Thiem preferiu fugir à polémica, evitando o assunto e dizendo apenas que há momentos em que é preciso interromper o encontro se algo vai mal para fazer as respetivas queixas.

“Foi muito, muito duro conseguir a primeira vitória. Ele jogou muito bem, ele levou-me ao limite. Talvez tenha pesado a confiança ganha nas últimas semanas para vencer o ‘tie-break’”, assumiu o 14.º jogador mundial, que bateu o número dois português pelos parciais de 3-6, 7-5, 6-3, 1-6 e 7-6 (8-6), em três horas e 32 minutos.

O triunfo frente a Elias foi o primeiro do jovem austríaco pela sua seleção. “Significa muito para mim. Está feito. Estou muito contente por ter conseguido uma vitória para a Áustria”, concluiu o jogador de 22 anos.