O ‘capitão’ austríaco, Stefan Koubek, apontou hoje Dominic Thiem como o herói do fim de semana perfeito da sua seleção, na vitória por 4-1 sobre Portugal na primeira eliminatória do Grupo I da zona euroafricana da Taça Davis em ténis.

“Foi um fim de semana perfeito. O Dominic foi a principal figura. Estou muito orgulhoso dele, de toda a equipa. Quero agradecer a todos o profissionalismo, mas especialmente ao Dominic, porque o que ele demonstrou este fim de semana foi fantástico”, frisou Koubek.

O selecionador assumiu que na sexta-feira o número um austríaco não jogou o seu melhor ténis, mas destacou a sua atitude.

“Lutou até ao fim e ganhou. Esse foi o momento crucial da eliminatória. O [Gastão] Elias jogou de forma soberba, a um nível muito, muito alto. Foi o encontro principal do fim de semana”, completou, referindo-se ao encontro de singulares de sexta-feira, que opôs o número dois luso ao 14.º jogador mundial.

Também Thiem reconheceu que sexta-feira teve um dia difícil e que só se soltou nos pares, para elevar ainda mais o nível hoje, no seu triunfo em três ‘sets’ sobre João Sousa.

“Nunca vou esquecer esta eliminatória, foi uma ótima experiência. Penso que me vai ajudar no futuro, porque o ambiente só pode ficar melhor do que este”, disse.

A Áustria derrotou Portugal por 4-1, com a seleção portuguesa a ter de lutar no último quadrimestre deste ano pela manutenção no Grupo I da zona euroafricana da Taça Davis.