O presidente da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) mostrou-se hoje convicto de que Portugal se vai manter no Grupo I da zona euro-africana e que poderá ascender ao Grupo Mundial nos próximos cinco anos.

“Estou convicto que nos vamos manter nesta divisão”, assegurou Vasco Costa, depois da derrota de Portugal com a Áustria (1-4), que obriga a seleção nacional a disputar o ‘play-off’ de manutenção do Grupo I.

Falhado o objetivo proposto para esta temporada – lutar pela subida ao Grupo Mundial, a primeira divisão da Taça Davis -, o presidente da FPT assumiu que acha possível que isso aconteça nos próximos cinco anos, uma vez que a equipa lusa tem qualidade para tal.

“Estivemos próximos há dois anos, este ano o sorteio não foi tão favorável. Infelizmente, apanhámos um jogador na forma que vocês viram, que é um potencial número um. Não tivemos sorte com a confiança que o [Dominic] Thiem vem para aqui, depois de ganhar dois torneios ATP”, lamentou.

Recusando revelar quando custou esta eliminatória em Guimarães, Vasco Costa disse que ainda é muito cedo para pensar onde decorrerá o ‘play-off’, caso este seja em Portugal.