O tenista francês Richard Gasquet, campeão em 2015, é o grande ausente da lista de inscritos para o Estoril Open, divulgada hoje pela organização do torneio.

Gasquet, que venceu na final de 2015 o australiano Nick Kyrgios, já confirmado para 2016, integrou a seleção francesa que venceu, entre 04 e 06 de março, o Canadá, por 5-0, na primeira ronda do Grupo Mundial da Taça Davis.

Mas, se Gasquet, décimo do ‘ranking’ mundial, não figura na lista de inscritos para o torneio, entre 25 de abril e 01 de maio, outros dois jogadores da seleção gaulesa estão confirmados para o Estoril Open: Jo-Wilfried Tsonga, nono da hierarquia, e Gilles Simon, 19.º.

O atual campeão do torneio português inscreveu-se, na semana anterior, para o torneio espanhol de Barcelona, da categoria 500.

Ao grupo de 19 jogadores com entrada direta no Estoril Open de 2016, na qual também está o número um português, João Sousa, 37.º do circuito mundial, juntam-se mais quatro provenientes do torneio de qualificação, três convidados (‘wild cards’) e dois convites reservados a jogadores que tenham disputado uma final no domingo anterior.

“Para a segunda edição do Millennium Estoril Open, voltamos a oferecer ao público português e aos telespetadores em todo o mundo um naipe eclético de jogadores dotados de estilos de jogo muito diversos e personalidades muito distintas”, refere João Zilhão, diretor do torneio, no comunicado distribuído à imprensa.

O mesmo responsável lembra que há “dois outros fortíssimos eventos que decorrem na mesma semana, em Munique e Istambul”, pelo que a organização está satisfeita “por apresentar este naipe de jogadores” e orgulhosa por ser a única prova daquela semana “a poder contar com um top 10 [Tsonga]”.