A Organização das Nações Unidas (ONU) suspendeu, esta terça-feira, por tempo indeterminado a tenista russa Maria Sharapova do cargo de embaixadora, na sequência do caso positivo de doping, revelado a 07 de março.

A tenista estava envolvida há nove anos no Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas na erradicação da pobreza e igualdade.

“A organização continua grata a Maria Sharapova pelo apoio ao nosso trabalho, especialmente em torno da recuperação do desastre nuclear de Chernobyl. No entanto, após o anúncio de Sharapova, ela ficará suspensa do cargo de embaixadora enquanto a investigação prosseguir”, disse um porta-voz da ONU.

Maria Sharapova revelou, no início da semana passada, que teve um controlo positivo a meldonium, uma substância que toma desde 2006 e que se tornou proibida este ano, assumindo que não tinha visto a lista atualizada de produtos proibidos.

De acordo com a ITF, a russa foi controlada a 26 de janeiro no Open da Austrália, num teste que revelou a presença do produto proibido, tendo a tenista reconhecido a existência da substância. Maria Sharapova será suspensa preventivamente a partir de 12 de março, até que o caso esteja resolvido.

A russa, que venceu cinco torneios do ‘Grand Slam’, foi eliminada nos quartos de final do Open da Austrália, que se disputou no final de janeiro.