O tenista sérvio Novak Djokovic, líder do 'ranking' mundial, elogiou João Sousa depois de o eliminar na terceira ronda do Masters 1000 de Miami, no domingo, considerando que o português que é “muito talentoso”.

“É um bom jogador, com muito talento. É rápido no ‘court’. Serve bem. Comecei a ler melhor o seu serviço no segundo ‘set’ e não lhe dei suficiente ritmo para manobrar”, disse, após bater o luso por 6-4 e 6-1, na terceira ronda.

Sousa, 33.º cabeça de série do torneio norte-americano e 38.º jogador do 'ranking' mundial, manteve-se em jogo no primeiro 'set' até aos 4-4, altura em que chegou a quebrar o serviço ao adversário, mas o sérvio respondeu de imediato e fechou o parcial com 6-4, ao fim de 55 minutos. Na segunda partida, o vimaranense não conseguiu manter o nível e perdeu 6-1.

“[Sousa] fez-me jogar. Obrigou-me a aplicar-me mais no segundo ‘set’, porque ficou perto da linha e respondia às bolas com muita eficiência, algo que eu não esperava. Pensei que ia jogar mais atrás”, complementou.

João Sousa tem um saldo de apenas um triunfo em 22 encontros com a adversários do ‘top 10’ mundial, sendo que esta foi a terceira derrota em outros tantos confrontos com Djokovic, frente ao qual nunca venceu um ‘set’.

“Perdi alguns pontos no primeiro ‘set’, mas depois tive um bom desempenho. Na segunda partida senti-me mais confortável. Servi sempre muito bem. Estou feliz por ter terminado o jogo da forma que o fiz. Obviamente, isso dá-me maior confiança para o próximo desafio”, concluiu.