João Sousa tornou-se hoje no primeiro tenista português com o estatuto de segundo cabeça de série num torneio do circuito profissional, entrando no quadro de Marraquexe, em Marrocos, como o segundo mais cotado.

Inicialmente, João Sousa, 38.º do ‘ranking’ mundial, era o terceiro melhor classificado entre os inscritos, mas a desistência do eslovaco Martin Klizan (27.º), que defenderia o título de 2015, abriu a vaga para o português.

O primeiro cabeça de série será o espanhol Guillermo Garcia-Lopez, 37.º da hierarquia do circuito.

Curiosamente, quando arrancar o torneio de Marraquexe, João Sousa será o mais cotado em prova, já que na segunda-feira vai subir duas posições no ‘ranking’. Mas, para a definição do quadro marroquino, o ordenamento é feito pela posição que os jogadores ocupam atualmente.

Tal como os outros três primeiros cabeças de série, João Sousa, que se estreará na época de terra batida, está isento da primeira ronda.

Na segunda eliminatória, João Sousa defronta o vencedor do encontro entre o argentino Facundo Bagnis, 93.º do ‘ranking’, e o marroquino Lamine Ouahab, número 315 do mundo e presente no quadro graças a um convite da organização.