O português João Sousa subiu duas posições no 'ranking' mundial de ténis, situando-se esta segunda-feira no 34.º lugar, somente um abaixo do seu melhor registo, o 33.º posto alcançado em setembro de 2015.

O número um português foi segundo cabeça de série em Marraquexe, Marrocos, mas foi eliminado pelo argentino Facundo Bagnis, 95.º classificado. Mesmo assim, o português subiu na classificação, antes do arranque do Masters 1000 de Monte Carlo, em que defrontará o croata Ivo Karlovic na terça-feira.

Numa classificação que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic, Gastão Elias, que chegou às meias-finais do ‘challenger’ de Nápoles, subiu quatro posições e é agora 118.º, mas o salto não chegou para ter entrada direta em Roland Garros, reservada aos primeiros 104 da lista hoje divulgada. O segundo torneio do Grand Slam da temporada realiza-se entre 16 de maio a 5 de junho.

O britânico Andy Murray e o suíço Roger Federer completam o 'top-3' da lista, que não teve alterações nos 10 primeiros. Mais abaixo, o português Frederico Silva 'caiu' quatro lugares, para 257.º do mundo.

No 'ranking' feminino, Michelle Larcher de Brito, que continua a ser a melhor portuguesa, ascendeu nove posições e segue em 218.º, em tabela liderada pela norte-americana Serena Williams.

O pódio voltou a assistir a uma troca, com a polaca Agnieszka Radwanska a regressar ao segundo posto, perdido na semana anterior para a alemã Angelique Kerber, agora terceira classificada.