A República Checa, detentora do título, e a França vão defrontar-se na final da Fed Cup em ténis, depois de terem batido nas meias-finais a Suíça e a Holanda, respetivamente, ambas por 3-2.

Vencedora da competição por nove vezes, a última das quais em 2015, a República Checa assegurou hoje a passagem à final no encontro de pares, com o triunfo de Denisa Allertova e Lucie Hradecka sobre Timea Bacsinszky e Martina Hingis, número um mundial desta variante, por 6-2 e 6-2.

Em Lucerna, em 'hard-court', as checas Barbora Strycova (33.ª do mundo) e Karolina Pliskova (18.ª) venceram os dois encontros perante Timea Bacsinsky (17.ª), mas Viktorija Golubic, apenas número 129 do mundo, salvou a honra da seleção anfitriã, impondo-se nos confrontos com as visitantes e enviando a decisão para o encontro de pares.

Na terra batida da Arena Loire, em Trélazé, a França contrariou a desvantagem face à Holanda, que estava a um ponto da final após as vitórias de Kiki Bertens (96.ª) sobre Caroline Garcia (45.ª) e Kristina Mladenovic (28.ª), igualando a eliminatória com um triunfo de Garcia sobre Arantxa Rus.

Na luta pelo ponto decisivo, Kristina Mladenovic e Carolina Garcia, nona e 14.ª do 'ranking' mundial de pares, bateram Cindy Burger e Arantxa Rus, por 4-6 e 6-3, 6-3.

A França, que chega à final pela primeira vez desde 2005, vai receber o confronto decisivo a 12 e 13 de novembro, procurando evitar o décimo título da República Checa.