João Sousa pode ter um duelo português na sua estreia no Estoril Open em ténis, caso Frederico Silva vença o espanhol Nicolas Almagro no encontro da primeira ronda, ditado hoje pelo sorteio realizado no Clube de Ténis do Estoril.

"Para mim, foi o que eu estava à espera. Calhou-me um jogador muito complicado. Os jogadores que aqui estão têm um ótimo nível. Sabia que, fosse como fosse o sorteio, teria um jogo complicado na primeira ronda", assumiu Frederico Silva, um dos três tenistas premiados com um convite da organização.

O 253.º jogador mundial considera Nicolas Almagro um jogador diferente do típico espanhol. "Joga muito rápido, enquanto os outros espanhóis jogam mais na consistência. Serve muito bem, tem uma boa esquerda", analisou ‘Kiko’.

Em caso de triunfo frente ao 66.º tenista da hierarquia, Silva vai defrontar o número um nacional, isento da primeira eliminatória, na segunda ronda do único torneio ATP disputado em Portugal.

"Eu acho que posso ganhar na primeira ronda e só quero pensar nisso. Se conseguir ganhar, seria a primeira vez que passava uma ronda num torneio ATP, o que seria espetacular para mim", assumiu, confessando que ficou aliviado quando percebeu que não iria defrontar nenhum português.

O sorteio não foi ‘meigo’ com os outros portugueses que já têm vaga garantida no quadro principal: Gastão Elias vai jogar com Paul-Henri Mathieu e, caso vença, terá pela frente na segunda ronda outro francês, o primeiro cabeça de série Gilles Simon, enquanto Pedro Sousa vai defrontar o argentino Leonardo Mayer, sétimo pré-designado.

Elias, número dois nacional e 117.º do ‘ranking’ mundial, terá que tentar contrariar o favoritismo do veterano francês, 60.º da hierarquia, para avançar para marcar presença na estreia de Simon no Estoril Open de 2016.

Já Pedro Sousa, que recebeu o último ‘wild-card’ para o quadro principal de singulares, tem pela frente o difícil argentino, que ocupa a 45.ª posição do ‘ranking’.

Com Gilles Simon (18.º ATP), Nick Kyrgios (20.º), Benoit Paire (22.º) e João Sousa (34.º), os quatros primeiros cabeças de série, isentos na primeira ronda, um dos confrontos mais aguardados será aquele que vai opor os espanhóis Fernando Verdasco, antigo ‘top 10’ mundial e convidado da organização, e Pablo Carreno-Busta, oitavo cabeça de série e 49.º tenista mundial.

O quadro principal do Estoril Open disputa-se entre segunda-feira e domingo, no Clube de Ténis do Estoril, em Cascais, com a fase de qualificação já a decorrer.