Os vencedores dos títulos individuais masculino e feminino do torneio de ténis de Wimbledon deste ano vão receber cada um cerca de 2,5 milhões de euros, revelou esta terça-feira o All England Lawn Tennis Club (AELTC).

O ‘prize money’ do terceiro ‘Grand Slam’ do ano, que é o único de entre os quatro maiores torneios disputado na relva, foi aumentado em cinco por cento em relação à última edição e atinge em 2016 valores muito perto dos 36,1 milhões de euros.

No ano passado, os vencedores individuais de Wimbledon, o sérvio Novak Djokovic e a norte-americana Serena Williams, receberam cada um cerca de 2,3 milhões de euros.

No entanto, o Open dos Estados Unidos continua a ser o torneio do ‘Grand Slam’ dotado do maior ‘prize money’, já que na última edição distribuiu cerca de 54,2 milhões de euros, sendo que cada um dos vencedores recebeu aproximadamente 4,2 milhões de euros.

Este ano, Wimbledon também contará com medidas extraordinárias no que respeita ao processo de despistagem de ‘doping’, após a recente confissão da ex-campeã russa Maria Sharapova de ter consumido uma substancia proibida (meldonium).

Os promotores do torneio anunciaram também que vão investir em sistemas anticorrupção para prevenir, tendo como exemplo as suspeitas que recaíram sobre 16 atletas no Open da Austrália, qualquer possibilidade de resultados combinados.

“O investimento na promoção da integridade do ténis, à luz de recentes acontecimentos, sublinha a nossa determinação para que Wimbledon seja tido também como um exemplo nesta área”, considerou o diretor executivo do AELTC, Richard Lewis.