O campeão de Cabo Verde de ténis, Juary Lima, é figura de cartaz do torneio de ténis que se realiza de 14 a 15 do corrente mês no Court de Ténis de Alfornelos, na Amadora (Portugal).

Promovida pela Juventude para Democracia (JpD) Portugal, a prova enquadra-se nas festividades do 4º aniversário da rubrica "Conversas a Verde".

De acordo com a organização, o torneio conta ainda com o concurso do tenista cabo-verdiano Marvin Silva, do russo Danilo Sergeevich e de um tenista português, referenciado como a "surpresa do circuito".

Com esta atividade, pretende a JpD Portugal "demonstrar a sua participação ativa na promoção do desporto juvenil na diáspora, acreditando que ao nível físico o desporto ajuda no combate à obesidade, reduz o risco de doenças cardiovasculares, fortalece músculos, ossos e articulações".

Ao nível psíquico, explica o documento da JpD, eleva a auto-estima dos praticantes, pois o desporto desenvolve um conjunto de habilidades e melhora o seu aspeto físico, tendo consequentemente uma melhor imagem de si.

"Ao nível social, o desporto assume-se como um lugar privilegiado para se realizarem laços sociais de amizade, permitindo a partilha de sentimentos e dando ao indivíduo a sensação de pertença a um grupo", lê-se nesta missiva.

Com esta iniciativa a JpD-Portugal disse que vai reforçar a sua presença singular no seio da juventude cabo-verdiana neste país da Europa, "enquanto a organização juvenil mais bem organizada de Cabo Verde na diáspora".