Rafael Nadal, Novak Djokovic e Serena Williams estão entre os favoritos no torneio de ténis de Roland Garros que hoje se estrearam com triunfos na prova francesa, tal como o português João Sousa.

O vimaranense, 26.º cabeça de série e 29.º do ‘ranking’ mundial, derrotou o bósnio Damir Dzumhur (73.º), por 2-6, 7-6 (10-8), 6-4 e 7-5: na próxima ronda, Sousa, que chega pela terceira vez a esta fase da prova gaulesa, vai medir forças com o letão Ernests Gulbis, cotado no posto 80 do 'ranking'.

O britânico Andy Murray consumou hoje a reviravolta iniciada segunda-feira frente ao veterano checo Radek Stepanek, impondo-se em cinco ‘sets’.

Depois de ter perdido as duas primeiras partidas, ambos por 6-3, o escocês ganhou o terceiro ‘set’ por 6-0 e dominava o quarto (4-2), quando o encontro foi interrompido, segunda-feira, devido à falta de luz: hoje de manhã, fechou o jogo em 6-3 e depois ganhou o ‘set0 decisivo, por 7-5.

Murray evitou assim sua primeira eliminação na ronda inicial desde a sua estreia em Paris, em 2006, enquanto Stepanek, de 37 anos, desperdiçou a oportunidade de acrescentar mais um ano ao seu estatuto de mais velho jogador a ganhar um encontro de singulares em Roland Garros desde que Jimmy Connors venceu com 38, em 1991.

O espanhol Rafael Nadal, que persegue um inédito 10.º troféu em Paris, teve um começo bastante mais fácil, impondo-se ao australiano Sam Groth por triplo 6-1, em uma hora e 20 minutos, ou seja, uma média de cerca de 26 minutos por ‘set’.

O sérvio Novak Djokovic, líder do ranking Mundial, também passou sem dificuldades por Yen-Hsun Lu, de Taiwan, ganhando por 6-4, 6-1 e 6-1 em apenas hora e meia.

O checo Tomas Berdych, sétimo cabeça de série e teórico rival de Djokovic nos quartos de final, afastou o canadiano Vasek Pospisil, com os parciais de 6-3, 6-2 e 6-1.

O francês Jo-Wilfried Tsonga, sexto favorito, eliminou o alemão JL Struff por 6-3, 6-4 e 6-4.

No setor feminino, a norte-americana Serena Williams, número um do Mundo e defensora do título, afastou a eslovaca Magdalena Rybarikova por 6-2 e 6-0, em apenas 42 minutos, num dia em que o quadro duas favoritas: a alemã Angelique Kerber e a bielorrussa Victoria Azarenka.

Serena procura alcançar o seu 22.º título do Grand Slam, o que lhe permitiria igualar o recorde da era open, pertença da alemã Steffi Graff.

A sua Irmã Serena, nona favorita, teve bem mais dificuldades para afastar a estónia Kontaveit, por 7-6 (7-5) e 7-6 (7-4).

A alemã Angelique Kerber, terceira do ‘ranking’ mundial e vencedora do Open da Austrália, primeiro Grand Slam da época, cedeu na primeira ronda, frente à holandesa Kiki Bertens, 58.º WTA, por 6-2, 3-6 e 6-3.

Já Victoria Azarenka, quinta favorita, retirou-se por lesão no encontro frente à italiana Karin Knapp. Depois de ter recebido tratamento no joelho direito no segundo ‘set’, as queixas acentuaram-se e a bielorussa abandonou no seguinte, com os parciais de 6-3, 6-7 (6-7) e 4-0.