A Federação Russa de Ténis incluiu na seleção olímpica para os Jogos Rio2016 Maria Sharapova, suspensa preventivamente por ter acusado a substância dopante meldonium, anunciou hoje o presidente do organismo.

À agência russa R–Sport, Shamil Tarpishev estimou que “até final da semana” esteja definida a participação de Sharapova nos Jogos Olímpicos.

Sharapova, medalha de prata nos Jogos Londres2012, encontra-se suspensa preventivamente desde 12 de março pela Federação Internacional de Ténis.

A russa foi controlada a 26 de janeiro no Open da Austrália, num teste que revelou a presença do produto, proibido desde o início do ano.

Em abril, a Agência Mundial Antidopagem (AMA) suavizou as sanções por consumo do fármaco cardiovascular Meldonium, o que ‘aliviou’ cerca de 150 desportistas que acusaram positivo desde a sua proibição, a 01 de janeiro.

“Os casos em que a prova de dopagem contenha menos de uma micrograma de Meldonium, e que tenha sido tomado antes de 01 de março, serão equiparados aos ocorridos com esse fármaco antes de 01 de janeiro”, informou a AMA em comunicado.

Nesses casos, esclarece, “admite-se que o atleta não consumiu o fármaco de maneira consciente depois da sua proibição”.

No inverso, a investigação a um atleta prosseguirá se este reconhecer a sua ação, se existirem evidências de que consumiu Meldonium depois de 01 de janeiro ou se “a concentração da substância chegue aos 15 microgramas por mililitro de sangue, o que confirma um consumo recente”.

O mesmo acontecerá se “a concentração se encontrar entre um e 15 microgramas por mililitro e o teste ter sido efetuado a partir de 01 de março”, acrescenta a nota.

Assim, os atletas que acusaram testes positivos são considerados inocentes, serão amnistiados e poderão competir nos Jogos Olímpicos Rio2016, notícia que foi saudada pelo Ministério do Desporto da Rússia, onde 40 atletas se encontravam suspensos, entre eles a tenista Maria Sharapova.