A desistência por lesão do francês Jo-Wilfried Tsonga foi hoje a nota de destaque no torneio de ténis de Roland Garros, num dia em que o sérvio Novak Djokovic e a norte-americana Serena Williams avançaram sem problemas.

Sexto cabeça de série e sétimo do mundo, Tsonga até vencia por 5-2 no primeiro 'set' face ao leão Ernest Gulbis (80.º do ‘ranking’), 'carrasco' do português João Sousa, quando se viu forçado a parar e desistir, com dores nos adutores.

O torneio fica assim, após a terceira ronda, mais favorável para a progressão de Djokovic, atendendo a que sexta-feira já tinha desistido o espanhol Rafael Nadal, recordista de vitórias em Roland Garros (nove), devido a uma lesão num pulso, e que o suíço Roger Federer, terceiro da lista mundial, optou por não competir, devido a lesão nas costas.

Tsonga, semifinalista em 2013 e 2015, era a grande esperança dos gauleses para uma prova em que Djokovic começa a ter o caminho para a final mais facilitado - o gaulês poderia cruzar-se com ele nas meias-finais.

Quando já caia a noite em França, o sérvio derrotou sem pressões o britânico Aljaz Bedene, por 6-2, 6-3 e 6-3 e segue para os oitavos de final, onde enfrentará o espanhol Roberto Bautista Agut, que afastou o croata Borma Coric exatamente pelos mesmos parciais.

Igualmente apurados nesta ronda estão o austríaco Dominic Thiem, o espanhol David Ferrer, o belga David Goffin e o checo Tomas Berdych.

No torneio feminino, Serena Williams ganhou em dois 'sets' à francesa Kristina Mladenovic, 29.ª cabeça de série, num encontro que teve de ser suspenso por causa da chuva. A norte-americana teve sempre o ascendente, apesar de evidentes dificuldades no segundo parcial: 6-4 e 7-6 (12-10) foram os números finais.

Nos oitavos de final, Williams vai medir forças com a ucraniana Elina Svitolina, 18.ª cabeça de séria, vencedora da sérvia Anna Ivanovic por duplo 6-4.

As outras vencedoras do dia foram a espanhola Carla Suarez, a cazaque Yulia Putintseva, a suiça Timea Baczinsky, as norte-americanas Madison Keys e Venus Williams e a holandesa Kiki Bertens.