O tenista português João Sousa caiu hoje um lugar no ‘ranking’ mundial, para a 31.ª posição, numa classificação que foi hoje divulgada e que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic.

Sousa, que há um mês estabeleceu a melhor classificação de sempre de um jogador português na hierarquia do ténis mundial, chegando ao 28.º posto, voltou a cair mais um patamar no dia em que se inicia o torneio de Wimbledon, no qual vai defrontar o russo Dmitry Tursunov na primeira eliminatória.

Gastão Elias, que acompanha João Sousa no torneio dos Jogos Olímpicos Rio2016 e que se vai estrear na terça-feira na terceira prova do Grand Slam frente ao moldavo Radu Albot, continua a ser o segundo tenista português mais bem posicionado, tendo subido dois postos, para o 92.º lugar.

Djokovic, que venceu os dois primeiros ‘majors’ de 2016, na Austrália e em França (Roland Garros), continua a liderar de forma confortável o ‘ranking’ mundial, com quase o dobro dos pontos do segundo classificado, o britânico Andy Murray, enquanto o suíço Roger Federer manteve-se no terceiro lugar.

No ‘ranking’ feminino também não houve alterações no comando, com a norte-americana Serena Williams a manter-se destacada no topo da classificação, à frente da espanhola Garbiñe Muguruza e da polaca Agnieszka Radwanska, segunda e terceira posicionadas.

Michelle Larcher de Brito continua a ser a melhor portuguesa na classificação feminina, apesar de muito longe do ‘top-100’, tendo melhorado uma posição relativamente ao anterior registo, para o 262.º lugar.