O tenista português Gastão Elias caiu hoje nas meias-finais do torneio sueco de Bastad, ao perder com o espanhol Fernando Verdasco, em dois ‘sets’.

A disputar a primeira meia-final de um torneio ATP na sua carreira, o número dois nacional nada pôde fazer para contrariar o favoritismo e a maior experiência do 59.º jogador mundial nestes palcos, saindo derrotado por 6-3 e 6-3, em 66 minutos.

“Foi um jogo diferente de todos os outros. Tenho pena que tenha chovido tanto e que isso tenha mudado as condições de jogo. O campo estava muito lento e eu não consegui de maneira nenhuma impor o meu estilo de jogo. Tive muitas dificuldades em colocá-lo lá atrás [no 'court'] e em entrar no campo”, descreveu à agência Lusa o 89.º tenista ATP.

Depois de na véspera ter eliminado o número um português João Sousa, na batalha dos dois melhores tenistas nacionais, Gastão Elias não reencontrou o nível de jogo do encontro dos quartos de final, metendo apenas 44 por cento das bolas no primeiro serviço.

“Ele adaptou-se bem melhor às condições e a partir de certo ponto, já com ‘break’ de vantagem, relaxou e começou a jogar muito solto, sem pressão. Fico um pouco frustrado por sair assim do torneio, mas, ao mesmo tempo, com muita vontade de começar a competir de novo em Umag na próxima semana”, assumiu.

O jovem da Lourinhã vai entrar pela primeira vez no ‘top 75’ do ‘ranking’, na atualização de segunda-feira.