A russa Svetlana Kuznetsova, última tenista a apurar-se para o Masters de Singapura, tornou-se hoje na primeira semifinalista da competição, ao bater a checa Karolina Pliskova, em três ‘sets’.

Kuznetsova, que derrotou Agnieszka Radwanska na primeira jornada do Grupo Branco, num encontro dramático que incluiu um corte de cabelo e lágrimas, voltou a sofrer para ganhar à número cinco mundial, mas acabou por impor-se por 3-6, 6-2 e 7-6 (8-6), em duas horas e 18 minutos.

A participar na competição que reúne as oito melhores tenistas mundiais pela primeira vez desde 2009, a russa, de 31 anos, beneficiou do triunfo da campeã em título, a polaca Agnieszka Radwanska, sobre a espanhola Garbiñe Muguruza, que já está eliminada.

“Joguei com o coração, como sempre faço. Mas talvez esteja a começar a acreditar mais do que antes. Aguento-me mais. Há coisas que resultam e me dão confiança. Vejo que as adversárias têm mais receio de mim, porque ganho encontros, luto”, sublinhou a nona tenista do ‘ranking’.

Kuznetsova conquistou o bilhete para Singapura ao vencer o torneio de Moscovo, no sábado, mas desde hoje é a primeira apurada para as ‘meias’, deixando a luta pela segunda vaga entregue a Pliskova e Radwanska, que se defrontam na sexta-feira, na última jornada do Grupo Branco.

A polaca, número três da hierarquia mundial e detentora do título, relançou-se na corrida pelas meias-finais, com um triunfo por 7-6 (7-1) e 6-3, em uma hora e 37 minutos, frente a Muguruza, numa reedição das ‘meias’ do ano passado.

A espanhola, sexta do ‘ranking’, terminou sem honra nem glória a temporada, somando mais um desaire numa caminhada desastrosa depois da conquista do título de Roland Garros.

Resta agora a Muguruza tentar vencer o seu primeiro encontro no Masters frente a Kuznetsova, na última jornada do Grupo Branco.