A tenista polaca Agnieszka Radwanska, campeã em título, conquistou hoje a última vaga nas meias-finais do Masters de Singapura, ao derrotar a checa Karolina Pliskova, por 7-5 e 6-3.

Radwanksa, que em 2015 recuperou ‘milagrosamente’ de duas derrotas na fase de ‘round-robin’ para se sagrar campeã, hoje voltou a dar-se bem com a obrigação de ganhar, impondo-se à quinta tenista mundial, em uma hora e 19 minutos.

“Penso que foi simples: ganhas, manténs-te aqui. Perdes, estás eliminada. Sabia que tinha de jogar o meu melhor ténis contra ela”, disse a polaca, número três do ‘ranking’.

Pliskova, que garantiu a vaga na competição que opõe as oito melhores jogadoras da temporada ao atingir a final do Open dos Estados Unidos, chegou a liderar por 4-2 no primeiro ‘set’ e teve um ‘break’ à melhor no segundo, mas viu a mais experiente polaca controlar os pontos decisivos.

Radwanksa nunca tinha perdido com a checa nos seus sete encontros anteriores e hoje beneficiou dos 29 erros não forçados da sua adversária para marcar encontro com a alemã Angelique Kerber, número um mundial, nas meias-finais.

No outro encontro da terceira e última jornada do Grupo Branco, a veterana Svetlana Kuznetsova perdeu pela primeira vez em Singapura, permitindo que a espanhola Garbiñe Muguruza se despedisse do Masters com uma vitória.

A vencedora de Roland Garros venceu a russa, a primeira das apuradas para as ‘meias, por 3-6, 6-0 e 6-1, em uma hora e 35 minutos.

“Tenho de ser sincera, jogar este encontro foi extremamente difícil para mim. Foi um desafio ver como ia reagir”, assumiu Muguruza, sexta tenista mundial, que ainda não tinha somado qualquer triunfo em Singapura.

Kuznetsova, que se apurou para o Masters apenas no sábado, ao vencer o torneio de Moscovo, ficou finalmente sem ‘gás’, algo que a própria reconheceu depois da derrota: “Fiz o trabalho mais importante nos dois primeiros encontros. Não queria perder, tentei lutar, mas às vezes a falta de energia não te deixa fazê-lo”.

A russa, de 31 anos, vai defrontar a eslovaca Dominika Cibulkova nas meias-finais, marcadas para sábado.