O tenista João Sousa, 43.º classificado do ‘ranking’ mundial, disse esta quarta-feira que espera melhorar a prestação nos torneios ATP 250 e "alcançar grandes feitos" em 2017, depois de uma época com "altos e baixos".

O vimaranense atingiu a classificação ATP mais alta da sua carreira, e da história do ténis nacional, a 16 de maio de 2016, quando subiu a 28.º, após a presença nos quartos de final do Masters 1000 de Madrid, mas terminou o ano fora do ‘top 40’.

À margem de uma visita ao serviço de Pediatria do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, João Sousa disse que, na próxima época, quer melhorar nos torneios ATP 250, depois de, neste ano, ter melhorado nos "torneios importantes".

"No ano passado, tinha havido essa diferença em que nos 250 alcancei quatro finais e nos torneios ‘grandes’ não tinha jogado bem. Neste ano, foi ao contrário. No ano que vem, espero poder jogar bem nos dois e poder jogar a um grande nível e alcançar grandes feitos", desejou.

João Sousa considerou ainda que, apesar da discrepância de rendimento, em 2016, entre a categoria ATP 250 e os torneios ‘grandes’, como os do Grand Slam, em que atingiu a terceira ronda do Open da Austrália, Wimbledon e Open dos Estados Unidos, a época permitiu tirar "ilações muito positivas".

"A verdade é que me mantive todo o ano no ‘top' 40’. Só nas últimas semanas é que saí desse ‘top 40’", disse.

O número um português acrescentou que vai reunir-se com a equipa técnica para definir os "objetivos para a nova época", apesar de o treinador, Frederico Marques, já ter começado a preparação e avançou que, para já, está apenas definida a semana de treinos com o espanhol Rafael Nadal, número oito mundial, agendada para a ilha de Maiorca, em Espanha, entre 11 e 18 de dezembro.

"Tivemos o convite do Rafa, tal como aconteceu no ano passado. Estou contente por poder desfrutar dessa semana com ele, em Maiorca, e poder treinar com um dos melhores jogadores do mundo. Dou-me muito bem com ele. É sempre bom poder privar com ele um pouco mais", reconheceu.

O tenista vincou ainda a importância de tirar algum "tempo disponível" das férias para se deslocar à ala pediátrica do hospital da sua cidade natal e dar um incentivo para a "melhoria dessas crianças", mostrando-se agradecido pelo reconhecimento do seu trabalho e pelo aumento da visibilidade do ténis em Guimarães.

“O ténis tem vindo a aumentar os seus participantes, as pessoas começam a conhecer mais a modalidade. É sempre bom que as pessoas me reconheçam pelo trabalho que tenho realizado. É bom ver que os mais novos me seguem, que me apoiam, que me desejam uma boa época”, salientou.

Questionado sobre a época do clube de futebol de que é adepto, o Vitória de Guimarães, atual quarto classificado da I Liga portuguesa de futebol, João Sousa mostrou-se contente e elogiou o "excelente trabalho" do técnico Pedro Martins, bem como o "bom futebol" da equipa.