Novak Djokovic, número dois mundial, defendeu esta quinta-feira que o torneio de ténis dos Jogos Olímpicos deveria ter o mesmo formato do Masters, uma vez que jogar mais encontros seria mais emocionante.

“Este é um formato emocionante, um torneio único no Mundo. Gosto de jogar assim, com uma fase de grupos. Penso que outros eventos, como os Jogos Olímpicos, deveriam adotar este formato”, disse o sérvio, depois de derrotar o belga David Goffin no Masters, que está a decorrer em Londres.

Djokovic considerou que com o sistema de ‘round-robin’ são disputados mais encontros, o que, em última instância, é o que o público quer.

“[O público quer] poder desfrutar dos melhores tenistas, pelo menos, durante um par de encontros. Creio que é algo que valoriza o torneio. Além disso, faz com que o jogador se sinta mais cómodo, uma vez que joga um mínimo de três encontros. Sabe que mesmo perdendo, ainda se pode qualificar”, explicou o número dois mundial, que foi derrotado na primeira ronda do Rio2016 pelo argentino Juan Martin del Potro.

O tenista de Belgrado também criticou o formato da Taça Davis, dizendo que não funciona para os jogadores de topo.

“Tem de mudar radicalmente. Na minha opinião, o único sistema que funcionaria seria uma competição de uma ou duas semanas uma vez por ano, com uma fase de grupos com quatro, cinco ou seis grupos. As equipas jogariam em sítios diferentes e encontrar-se-iam no mesmo local para os oitavos, quartos, meias e final”, sugeriu.

Djokovic garantiu que não é o único a pensar assim e defendeu ainda que as eliminatórias deviam ser disputadas em dois dias, com os encontros a serem discutidos à melhor de três ‘sets’.

"Não sei qual o futuro da Taça Davis. Respeito muito a competição, que tem muita história, e adoro jogar pelo meu país. É o único torneio de seleções que há no nosso desporto”, salientou.