O britânico Andy Murray apurou-se hoje para as meias-finais do Masters de ténis, ainda antes de ganhar ao suíço Stanislas Wawrinka, e evitou o encontro com o sérvio Novak Djokovic, ao sagrar-se vencedor do Grupo John McEnroe.

Andy Murray, que com a conquista do primeiro ‘set’ carimbou automaticamente a passagem para as meias-finais e, consequentemente, a manutenção provisória do número um mundial, impôs-se por 6-4 e 6-2, em uma hora e 27 minutos.

“O primeiro ‘set’ foi renhido. Não houve muitas oportunidades. Felizmente, consegui o ‘break’ no final do parcial. No segundo, já me tinha qualificado para as ‘meias’, por isso consegui soltar-me mais do que ele”, analisou.

Depois de vencer os seus dois primeiros encontros no Grupo John McEnroe, o britânico precisava apenas de ganhar um ‘set’ ao terceiro tenista mundial para avançar para as meias-finais, mas o bicampeão olímpico levou a sua missão de defender o primeiro lugar do ‘ranking’ ATP muito a sério, garantindo o primeiro lugar da sua ‘poule’ e evitando um confronto com Novak Djokovic.

Murray, que na meia-final vai encontrar o canadiano Milos Raonic, somou a sua 22.ª vitória consecutiva (23.ª se for contabilizado o triunfo por desistência do espanhol David Ferrer nas meias-finais do torneio de Viena), igualando a melhor série da sua carreira, e eliminou o suíço.

“O Stan é um dos melhores jogadores do mundo. Quando está no topo, é imparável, mas hoje joguei um encontro sólido”, justificou o campeão de Wimbledon.

Para manter o recém-estreado estatuto de líder, Murray tem de fazer melhor no Masters do que o sérvio Novak Djokovic, que no sábado vai defrontar, na O2 Arena de Londres, o japonês Kei Nishikori.

O quinto jogador mundial defronta ainda hoje o croata Marin Cilic, mas o desfecho do derradeiro encontro do Grupo John McEnroe não tem qualquer impacto nas meias-finais.