Novak Djokovic e Serena Williams, números dois do ténis mundial, dividiram esta terça-feira o protagonismo da segunda jornada do Open da Austrália com o veterano croata Ivo Karlovic, que ‘disparou’ um recorde de 75 ases numa maratona de 84 jogos.

Pouco habituados ao estatuto de segundos cabeças de série de um ‘Grand Slam’, os dois antigos números um estiveram irrepreensíveis nos seus encontros da primeira ronda do Open da Austrália, impondo-se, respetivamente, ao espanhol Fernando Verdasco, por 6-1, 7-6 (7-4) e 6-2, e à suíça Belinda Bencic, 6-4 e 6-3.

Djokovic, que perdeu a liderança do ‘ranking’ no final da temporada passada para o britânico Andy Murray, mostrou ter aprendido com os erros para derrotar o espanhol, que o obrigou a salvar cinco ‘match-points’ nas meias-finais do torneio de Doha.

“[O encontro de Doha] Ainda está bem presente. Tentei analisá-lo para fazer melhor. O Fernando é um antigo ‘top 10’ e um jogador que adora os jogos grandes. Ele eliminou o [Rafael] Nadal na primeira ronda no ano passado. Acaba por ser bom ter tido um adversário tão difícil no primeiro encontro, porque isso obrigou-me a preparar o torneio com grande intensidade”, analisou o seis vezes campeão e duplo detentor do título, que somou o 15.º triunfo consecutivo em Melbourne Park.

Também Serena Williams tinha uma tarefa teoricamente difícil frente a Belinda Bencic, mas a norte-americana voltou a exibir-se em grande nível, após a prestação errática em Auckland (foi eliminada pela modesta compatriota Madison Brengle, depois de cometer 88 erros não forçados), para seguir em frente e continuar na luta pelo seu sétimo título no Open da Austrália.

“Neste momento, não tenho nada a perder. Estou a jogar cada encontro, cada torneio, para me divertir”, assumiu a tenista de 35 anos, que procura conquistar na Austrália o recorde dos 23 títulos do ‘Grand Slam’.

Mas a estreia de Djokovic e Williams – e também do canadiano Milos Raonic, terceiro cabeça de série, que bateu o alemão Dustin Brown (6-3, 6-4 e 6-2), e do espanhol Rafael Nadal, que derrotou o alemão Florian Mayer (6-3, 6-4 e 6-4) – foi ofuscada pelo memorável encontro entre Ivo Karlovic e Horacio Zeballos.

Aos 37 anos, o ‘gigante’ croata inscreveu duplamente o seu nome no livro de recordes do primeiro ‘major’ do ano, ao ‘disparar’ 75 ases (o anterior recorde, de 51 ases, pertencia ao sueco Thomas Johansson desde 2005) na vitória por 6-7 (6-8), 3-6, 7-5, 6-2 e 22-20 sobre o argentino, naquele que foi o encontro com mais jogos disputados de sempre na história do torneio australiano.

A ‘maratona’ de cinco horas e 15 minutos só terminou no 84.º jogo, com Karlovic e Zeballos a superarem o recorde que pertencia ao norte-americano Andy Roddick e ao marroquino Younes El Aynaoui, que em 2003 disputaram 83 jogos no triunfo do primeiro.

“Isto é o que irei recordar quando terminar a carreira. Se tivesse sido um encontro simples ou tivesse perdido facilmente, não me lembraria. Mas, definitivamente, vou lembrar-me disto para sempre”, disse o croata.

Numa jornada sem surpresas, os maiores sustos pertenceram ao alemão Alexander Zverev, uma das grandes promessas do ténis e 24.º cabeça de série, que precisou de cinco ‘sets’ para vencer o holandês Robin Haase (6-2, 3-6, 5-7, 6-3 e 6-2), e à polaca Agnieszka Radwanska, terceira pré-designada, que derrotou a búlgara Tsvetana Pironkova, pelos parciais de 6-1, 4-6 e 6-1.