O quinto dia do Open da Austrália em ténis deu esta sexta-feira o ‘aval físico’ a Roger Federer, ainda na ‘ressaca’ da eliminação na véspera do sérvio Novak Djokovic, campeão do ‘major’ australiano por seis vezes.

Depois de uma paragem de meio ano e de duas intervenções cirúrgicas, Federer tinha hoje o primeiro grande teste desde que regressou aos ‘courts’, mas o suíço passou com ‘distinção’ o exame com o checo Tomas Berdych.

Federer, quatro vezes campeão do Open da Austrália, qualificou-se para os oitavos de final com uma vitória ‘simples’ sobre o número 10 do mundo. Em apenas uma hora e 30 minutos, o antigo líder do ‘ranking’ mundial passou para a fase seguinte, ao vencer o checo por 6-2, 6-4 e 6-4.

Superado o primeiro grande exame do veterano, de 35 anos, segue-se o japonês Kei Nishikori, quinto do ‘ranking’ mundial e que cumpriu a ‘obrigação’ de deixar pelo caminho o eslovaco Lukas Lacko, número 121 do mundo, por um ‘triplo’ 6-4.

Antes, tinha sido o britânico Andy Murray, líder da hierarquia, a ‘selar’ a passagem para os oitavos de final, depois de superar, também em três ‘sets’, o norte-americano Sam Querrey, 32.º do circuito, por 6-4, 6-2 e 6-4, num confronto que quase ‘bateu’ nas duas horas.

Nos ‘oitavos’, Murray vai defrontar o alemão Misha Zverev, 50.º da hierarquia, mais um ‘obstáculo’ ao alcance do britânico.

No quadro feminino, a ‘homóloga’ de Murray no WTA, a alemã Angelique Kerber, ganhou pela primeira vez nesta edição em apenas dois ‘sets’, renovando a defesa do título ao bater facilmente a checa Kristyna Pliskova, por 6-0 e 6-4, em apenas 55 minutos, que valeu também o apuramento para os oitavos de final.

A número um mundial vai cruzar-se agora com a norte-americana Coco Vandeweghe, 35.ª da classificação mundial.

Tal como aconteceu na competição masculina, a jornada das senhoras não sofreu grandes agitações, registando-se apenas as ‘quedas’ de duas cabeças de série: a ucraniana Elina Svitolina (11.ª) e a letã Anastasija Sevastova (32.ª).

O Open da Austrália decorre até 29 de janeiro em Melbourne.