O ministro do Desporto de Cabo Verde anunciou que, aprovadas a nova Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto e o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva, do Atleta de Alta Competição, o "próximo passo" será o Estatuto do Atleta Estudante.

Fernando Elísio Freire discursava, no Mindelo, no ato de tomada de posse dos novos corpos gerentes da Federação Cabo-verdiana de Ténis (FCT) e indicou que estes são passos no sentido de criar os instrumentos para se avançar para um "melhor desporto" em Cabo Verde, sintetizando que "não vale a pena anunciar ou enunciar", que é preciso "agora começar a fazer".

É que, sintetizou, o Governo vê no desporto não só o lazer, mas também um fator de criação de riqueza, de ascensão social dos jovens e um instrumento de integração social.

Mas, pelo meio, deixou um aviso àqueles que não prestam contas e não cumprem com os requisitos legais, no sentido de que, do Governo, não receberão financiamento, sendo esta uma forma, aludiu, de introduzir "rigor, transparência e capacidade de mostrar que há condições para fazer diferente".

"O Governo não vai financiar federações que não tenham os mínimos, ou seja, que não estão instalados no mínimo de ilhas e com o mínimo de associações", reforçou, adiantando que, para além da cultura de prestação de contas, o seu ministério vai apostar na criação de condições para "não se deixar levar no facilitismo que prejudicou" algumas modalidades.

Em relação à nova equipa dirigente da FCT, o ministro referiu que se trata de uma federação que “dá garantias” de levar o ténis "mais longe" e, neste sentido, é intenção do Governo fazer de Cabo Verde uma referência na organização de eventos desportivos.

Ademais, lembrou que no próximo dia 12 de maio Cabo Verde vai ser anunciado, em Djibuti, como país organizador dos Primeiros Jogos Olímpicos de Praia de África, em 2019, na ilha do Sal, uma "façanha que enche o país de orgulho", mas que, ao mesmo tempo, aumenta a sua responsabilidade.

Para 2018, anunciou que Cabo Verde deve acolher, através dos campeões de kitetsurf, uma etapa do circuito mundial da modalidade.

"Queremos que Cabo Verde se vá acostumando com a organização de eventos e que este país se transforme de facto numa plataforma com grande capacidade realização de eventos desportivos", concluiu Fernando Elísio Freire.

Paralelamente ao ato de tomada de posse dos novos corpos gerentes, a Federação Cabo-verdiana de Ténis aproveitou a ocasião para homenagear um leque de sete personalidades pela sua "entrega ao desenvolvimento" do ténis cabo-verdiano.

Foram distinguidos, assim, Celestino Almeida, António Morais, Jorge Chantre, Manuel Dias, Henrique Vera-Cruz, Fernando Rocha e Luís Melo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.