O tenista suíço Roger Federer assumiu hoje, depois de vencer o Masters 1000 de Miami, que não deve voltar aos ‘courts’ antes de Roland Garros, o segundo ‘Grand Slam’ da temporada.

“Já não tenho 24 anos, as coisas mudaram muito e é provável que não jogue qualquer torneio em terra batida antes de Roland Garros”, disse à cadeia norte-americana ESPN, após derrotar Rafael Nadal na final de Miami, por 6-3 e 6-4.

Aos 35 anos, Federer lembrou que precisa de repousar e que o seu corpo precisa de ser preservado.

“Preciso de tempo para me preparar, será preciso esperar por Roland Garros para me reverem. Quero conservar o meu bom estado de saúde e ter prazer no ‘court’. Quando estou bem de saúde e me sinto bem, produzo o ténis das últimas semanas”, assumiu o suíço, que na segunda-feira vai subir ao quarto lugar do ‘ranking’ mundial.

O vencedor dos três títulos mais importantes da temporada (Open da Austrália e Masters 1000 de Indian Wells e Miami) acredita que esta pausa lhe vai permitir concentrar-se no segundo ‘Grand Slam’ do ano, mas também na temporada de relva, que desemboca em Wimbledon, e na de piso duro, que culmina no Open dos Estados Unidos.

Federer, que é o recordista de títulos ‘major’, tem 18 ‘Grand Slam’ no currículo, incluindo um na ‘Catedral da terra batida’, em 2009.

A edição de 2017 de Roland Garros decorre entre 28 de maio e 11 de junho, em Paris.