O capitão da seleção romena de ténis, Ilie Nastase, foi hoje expulso do ‘court’ durante um encontro da Fed Cup, com a Grã-Bretanha, por “conduta antidesportiva”.

Nastase foi expulso numa altura em que a britânica Johanna Konta vencia Sorana Cirstea por 6-2 e 1-2, depois de já ter recebidos dois avisos do árbitro Andreas Egli, por ter insultado as jogadoras adversárias Konta e Anne Keothavong, bem como o juiz do encontro.

O encontro, que terminou com a vitória de Konta por 6-2 e 6-3, esteve interrompido durante algum tempo e a Federação Internacional de Ténis (ITF) já anunciou que vai retirar a acreditação a Nastase e que o capitão não poderá continuar a participar na eliminatória.

Horas antes, a ITF tinha anunciado a abertura de um inquérito ao antigo campeão romeno, na sequência de um comentário feito por Nastase sobre a gravidez da tenista norte-americana Serena Williams.

“A ITF não tolera comentários e comportamentos racistas e discriminatórios. Tivemos conhecimento do comentário do treinador da seleção romena Ilie Nastase e abrimos, imediatamente, um inquérito para ficarmos na posse de todos os factos e podermos tomar medidas”, disse um porta-voz da ITF à BBC.

Durante uma conferência de imprensa antes do encontro com a Grã-Bretanha, Nastase comentou a gravidez de Serena Williams com um membro da seleção romena nos seguintes termos: “Vamos ver de que cor será. Café com leite?”.

O romeno, de 70 anos, foi um dos melhores tenistas do seu tempo, tendo conquistado dois títulos do ‘Grand Slam’, o Open dos Estados Unidos, em 1972, e Roland-Garros, em 1972.