O tenista português João Sousa caiu hoje uma posição no 'ranking' mundial de ténis, para 37.º, no mesmo dia em que Gastão Elias voltou a sair do 'top-100', fixando-se no 108.º posto.

João Sousa manteve-se estável na tabela após uma semana em que foi eliminado na segunda ronda do torneio Masters 1000 de Monte Carlo.

Já o número dois nacional, que tinha pontos relativos à vitória no ‘challenger’ de Turim a defender, não jogou qualquer torneio esta semana, pelo que sai dos 100 primeiros pela primeira vez desde 24 de abril de 2016, após um ano exato de permanência.

No topo da classificação, a mexida mais significativa foi a do espanhol Rafael Nadal, que subiu da sétima à quinta posição, depois de vencer em Monte Carlo pela décima vez. O britânico Andy Murray continua a liderar, à frente do sérvio Novak Djokovic e do suíço Stan Wawrinka.

Na classificação feminina, Michelle Larcher de Brito continua a ser a melhor portuguesa, surgindo em 226.º, 12 lugares acima da semana passada.

No cimo do 'ranking', a norte-americana Serena Williams celebrou a gravidez anunciada há alguns dias com o anunciado regresso à primeira posição, destronando a alemã Angelique Kerber, enquanto a checa Karolina Pliskova conservou o terceiro lugar.