O tenista português Pedro Sousa apurou-se hoje para os oitavos de final do ‘challenger’ italiano de Francavilla, ao vencer Laurynas Grigelis, enquanto Gastão Elias, o mais bem cotado da prova, foi eliminado por Kristijan Mesaros.

No dia em que caiu do ‘top-100’ do ranking ATP, sendo agora 108.º, o tenista da Lourinhã, que defendia o estatuto de primeiro cabeça de série do torneio italiano, foi eliminado pelo croata, 228.º mundial.

Mesaros ganhou o primeiro set no ‘tie break’ 7-6 (7-3), antes de Elias empatar, vencendo o segundo por 6-4, com o terceiro e decisivo 'set' a marcar 6-3 para o croata de 28 anos, depois de uma ‘batalha’ de três horas e meia.

Elias, de 26 anos, perdeu a hipótese de marcar encontro com o compatriota Pedro Sousa, que passou aos oitavos depois de uma vitória em dois ‘sets’, por 7-6 (7-3) e 6-4.

O número três nacional, que hoje caiu cinco posições para 219.º mundial, apurou-se para os oitavos de final, ao levar de vencida o lituano Laurynas Grigelis, posicionado 30 lugares abaixo no ranking ATP, em uma hora e 49 minutos.

Na quarta-feira, o tenista lisboeta, de 28 anos, vai defrontar Mesaros, que venceu o único encontro entre os dois, em 2011, no torneio de Como (Itália), por 6-4, 4-6 e 6-1.