O tenista Richard Gasquet criticou hoje duramente o árbitro português Carlos Ramos, após a derrota com o sul-africano Kevin Anderson, nos quartos de final do Estoril Open.

Num longo 10.º jogo do terceiro ‘set’, com várias vantagens para ambos os tenistas, Carlos Ramos deu um ponto de penalização a Gasquet, segundo cabeça de série, por ‘coaching’, uma decisão que colocou o parcial em 5-5.

“Estou muito desapontado com o árbitro de cadeira. Estou triste com o que ele fez. É a primeira vez na minha vida. O meu treinador não disse nada e deu-nos um ponto de penalização. Estávamos os dois a lutar muito, estava muito cansado, é impossível fazer ‘iguais, vantagem, iguais’ e dar-me um ponto de penalidade por isso, para mim é desrespeitoso. Nunca vi um árbitro de cadeira assim. Estou muito triste, perdeu o meu respeito para toda a vida”, disse, visivelmente irritado, Gasquet.

Sobre o encontro, que terminou com o triunfo de Anderson, por 6-2, 3-6 e 7-6 (7-4), Gasquet assumiu que o sul-africano mereceu vencer.

“Dei o meu melhor, dei 100%, fiz o que pude. Não comecei bem, mas lutei o melhor que consegui. Mas ele jogou bem e mereceu ganhar, não tenho nenhum problema com isso”, disse o campeão do Estoril Open em 2015.